Tubarão-raposa visita estações de limpeza

Isabel Palma (24-03-11)
Imprimir
Texto A A A

Investigadores verificaram que o tubarão-raposa visita estações de limpeza para eliminar parasitas. Este comportamento foi filmado na costa das Filipinas.

Estes tubarões visitam repetidamente recifes de corais, habitat de peixes que se alimentam de parasitas e peles mortas. Quando se aproximam, começam a nadar devagar, para facilitar o trabalho de limpeza destes peixes.

É a primeira vez que este comportamento foi observado nesta espécie. Os investigadores referem que esta ligação demonstra como os recifes são vitais para os grandes predadores.

O líder da investigação, Simon Oliver, da Universidade de Bangor (Reino Unido) tem estudado o tubarão-raposa nos últimos cinco anos. Segundo este cientista “o comportamento dos tubarões sugere que vão lá especificamente para serem limpos. Posam, baixando as suas caudas para se tornarem mais atractivos para a limpeza e circulam sistematicamente durante cerca de 45 minutos a velocidades mais baixas que 1 metro por segundo. Isto é cerca de metade da velocidade à qual estes tubarões normalmente nadam.”

Estes recifes são muito importantes para a saúde dos tubarões. “As nossas descobertas sublinham a importância de proteger [estas] áreas que desempenham um importante papel na estratégia de vida dos [tubarões] para manter a sua saúde e higiene.”


Este estudo foi publicado na revista PLoS One.


Fonte: http://news.bbc.co.uk

 

Leituras adicionais:

Tubarão, um senhor dos mares ameaçado

Estudo: Afinal monstro marinho pré-histórico já nadava como um tubarão

Documentos recomendados:

A conquista do planeta azul: o início do reconhecimento do oceano e do mundo - 1ª Parte

Dieta de tubarão azul no Atlantico Norte

Comentários

Newsletter