Torre de 900 metros irá gerar energia a partir de ar quente e água fria

Isabel Palma (29-05-2012)
Imprimir
Texto A A A

A companhia Clean Wind Energy, Inc está a planear a construção de uma torre em San Luis, no estado americano do Arizona, para a produção de energia limpa a partir de ar quente e água fria.

Esta ideia, bastante ousada, foi patenteada em 1975 por Phillip Carlson. Desde essa altura, a maior parte do trabalho de desenvolvimento da tecnologia tem sido realizado por investigadores do Technion-Israel Institute of Technology.

O conceito por detrás desta torre de energia é bastante simples. No topo da torre, com cerca de 900 metros de altura, o ar quente é borrifado com água fria o que o torna mais denso e pesado. Consequentemente o ar desce dentro da torre e irá girar as turbinas que geram eletricidade.

Contudo, apesar da sua simplicidade, a implementação desta tecnologia reque um planeamento detalhado. É necessário levar uma grande de água para a estrutura sem afetar o abastecimento de água das povoações vizinhas e posteriormente bombeá-la para o topo da torre. A Clean Wind Energy, Inc. estima que este equipamento produza por hora até 2500 MWh. Um terço desta energia será utilizada no funcionamento da própria torre.

O terreno já foi arrendado contudo ainda é necessária a aprovação do projeto. Se a construção avançar o estado do Arizona, que tem investido muito na energia solar, pode tornar-se um líder das energias limpas.

Aceda aqui a um vídeo explicativo desta tecnologia.

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fonte: www.treehugger.com

Leituras adicionais:

Torre solar com 800 metros de altura irá fornecer energia a 150 mil casas

Desenhada ponte que permite captar energia solar e eólica

Google investe na maior central solar do Mundo

Promoções Naturlink e Clube Naturlink

Documentos recomendados:

Fontes de energia, eficiência energética e desenvolvimento sustentável

Tendências e métodos de implementação, utilização e incentivo das energias renováveis

Comentários

Newsletter